Cases e Notícias

Oficina executa aulas de educação ambiental

edu 1

Duas escolas de Brasília foram atendidas com programas educativos ligados ao meio ambiente na semana do dia das mães, pelo programa Bairro Sustentável da Damha Urbanizadora em parceria com a Oficina da Sustentabilidade.

As escolas Albino Ferreira e Aleixo Braga, ficam no bairro Jardim ABC, Cidade Ocidental, receberam entre os dias 6 e 8 de maio, programações de aulas extras.

Na primeira escola, 55 jovens de 12 a 15 anos, participaram do curso “Meu olhar cuidando do meio ambiente” . A aula, ministrada pela equipe da Oficina da Sustentabilidade, apresentou um pouco da história da fotografia e a importância do olhar.

Ambas as turmas, matutina e vespertina, participaram de saídas fotográficas no bairro em que moram e divididos em 3 grupos que se espalharam pela região para fotografar o que as fazem gostar do lugar que moram e o que pode ser um problema.

E o olhar dos jovens se mostrou apurado para as necessidades do bairro. A turma da manhã produziu na sequencia da saída fotográfica, painéis informativos que mostram o que elas querem e o que elas não querem para o Jardim ABC.

A diretora da escola, a coordenadora pedagógica e equipe viram o produto pronto e se impressionaram com a visão de campo de seus alunos. A turma da tarde fez uma avaliação do material coletado no projetor da sala de aula, dizendo o que consideravam positivo ou negativo.

Já na Aleixo Braga, a programação foi com quem comanda as salas de aula. Doze professoras convidadas de ambos os turnos participaram da aula de manufatura de brinquedos com materiais recicláveis, ministrada pela oceanógrafa Vanessa Peterka e pela ecóloga Carolina Araújo.

Durante o período da aula, ficou claro que com pouco material, a criança pode interagir mais na sala, descobrir a diversão e o ludico na reciclagem e as professoras a agregarem mais conteúdo programático.

Ao final, as participantes receberam Cds com material exclusivo de educação ambiental, contendo apostilas, vídeos e materiais para uso em sala de aula. A resposta das professoras foi positiva ao ponto de usar o material gerado no curso, nas aulas do dia seguinte.

Toda a ação executada durante os três dias apresentou boa interação dos participantes e resultou numa melhoria da consciência de que a população local tem plena consciência de que atos simples transformam tudo.

Texto: Wilson Monticelli

Fotos: Ricardo Benitez e Wilson Monticelli