Frutos do Pé no Chão

Pé no Chão

A Oficina da Sustentabilidade/CRIS, promoveu o minicurso  “Pé no Chão – Educação para Sustentabilidade” aos professores de um CEI-Centro de Educação Infantil (0 a 4 anos),  uma EMEI-Escola Municipal de Educação Infantil (4 a 5 anos) e  uma EMEF-Escola Municipal de Educação Fundamental (6 a 9 anos) na região da Brasilândia, São Paulo.
O minicurso consistiu em quatro encontros divididos em temas: Social, Ecológico, Econômico e Visão de mundo. O “pé no chão”  foi criado para dar continuação ao processo “mão na massa”,  com a bioconstrução da geodésica,  fazendo com que esse espaço seja  utilizado pela comunidade  como um promotor de sustentabilidade.
Inspiradas por essa vivência, em 2012 ,o tema central de trabalho das professoras foi Meio Ambiente. Trabalharam a questão do lixo e arte, cuidado com o planeta, ciclo da vida das plantas, vida marinha etc. E para agregar conteúdo, as professoras contaram com visitas ao Jardim Sensorial, à horta da geodésica e também visita do S. Quintino, um mestre guardião da natureza da Brasilândia.
A Mostra Cultural da EMEI foi uma grande colheita desse processo. Pode-se observar diversos trabalhos realizados com os alunos envolvendo recicláveis e arte, painéis sobre meio ambiente e muito mais. Como exemplo, um grande esquema de formigueiro foi montado pelos alunos com materiais recicláveis.
O corpo docente da EMEI gostou do resultado e aguarda novos frutos: “as crianças já demonstram muito mais respeito pelo meio ambiente e ensinam os pais em casa, ninguém joga lixo no chão na frente deles, é bronca na certa!” palavras entusiasmada de Tania Quintal,  coordenadora da EMEI.