Verdejando Heliópolis na Virada Sustentável

Verdejando

A comunidade de Heliópolis participou da Virada Sustentável deste ano, com iniciativas de recuperação de áreas , pelo plantio de árvores, no período entre dois de Maio e três de Junho.

A inciativa surgiu do grupo que articula o movimento Cidades em Transição em Heliópolis, ou Transition Heliópolis. O grupo é formado por representantes do UNAS- União de Núcleos Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, do Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis, Instituto Baccarelli e CRIS – Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade.

As reuniões de organização do VERDEJANDO HELIÓPOLIS tiveram início no começo de maio. Já os preparativos para ação, aconteceram no dia 31 de maio, quando uma equipe de Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura de Ipiranga realizou a limpeza da área ao lado de um córrego e abriu os berços para 19 mudas de árvores.

Após muita divulgação, a ação aconteceu nos dias 1 e 2 de junho, sexta e sábado, desde 10 horas até as 16 horas. No primeiro dia, 40 crianças ajudaram a plantar 19 árvores na parte da manhã e da tarde, em diferentes localidades.

O plantio foi realizado sob acompanhamento de integrantes do grupo organizador que aproveitou para trabalhar com as crianças assuntos relacionados à educação ambiental.

No sábado, a ação já foi diferenciada na intenção de gerar um respeito pelas árvores plantadas e um cuidado especial com elas. Os participantes, então, pintaram de forma criativa plaquinhas com os nomes e os tipos das árvores, além de placas com o nome do projeto e mensagens para os moradores como: “Jardim da comunidade”, “Ajude a Preservar”e etc.

O grupo iniciador acredita que a ação do plantio garante uma atenção maior da comunidade para a questão ambiental, que envolve desde o aumento de árvores e plantas que melhoram a qualidade do ar, quanto à melhoria das paisagens no bairro, da limpeza e beleza das localidades.

Segundo uma das idealizadoras do projeto e responsável pelo movimento Transiton em várias regiões no Brasil, Isabela Menezes, “Verdejar Heliopolis é uma das melhores missões que um ser humano pode ter! Se tem um lugar que precisa de verde, esse lugar é Heliópolis.”