Jardim Sensorial no Jardim Paulistano

Sensorial

Agora as professoras e crianças do CEI (0 a 4 anos) e EMEI (4 e 5 anos) vão ter mais um lugar pra passar o tempo e aprender ainda mais sobre plantas e natureza. Essa semana o Jardim sensorial do CEU Jd. Paulistano foi plantado com apoio do Instituto CRIS/Oficina da sustentabilidade e Gestão do CEU, e especialmente com a participação de 10 turmas do EMEI e uma turma do CEI; todos sujaram as mãos de terra plantando 140 mudas doadas pelo viveiro da Prefeitura Manequinho Lopes.
São quatros canteiros divididos por sentido, o primeiro deles estimula o sentido do tato com os pés, com um caminho de argila expandida, madeira, folhas secas, terra e areia; o segundo canteiro estimula o olfato, com plantas que exalam cheiro em suas folhas, tais como, citronela, alecrim, lavanda, manjericão, arruda e hortelã; o canteiro seguinte, estimula a visão com a flores de rosinha de sol, maria sem vergonha, gardênia, camarão amarelo e margarida, e o ultimo canteiro, trás plantas com texturas diferentes, estimulando o tato com as mãos, sendo elas: planta-jade, boldo, boldo miúdo, dedo-de-moça e espada de são Jorge.
Além desses canteiros, também foi feito mais dois canteiros com todas as espécies distribuídas aleatoriamente para estimular a curiosidade das crianças e perceber que uma mesma espécie pode estimular diferentes sentidos, como exemplo o boldo e gardênia.
Agora só falta esperar as plantas crescerem para que as professoras possam trazer suas turmas para desfrutar o jardim; elas aguardam ansiosamente, sempre quando passam na entrada do prédio, onde fica o jardim, algumas delas fazem questão de anunciar que ajudaram a plantar e que vão cuidar também. E assim, um vínculo com a natureza esta sendo estreitado com as crianças do CEU, e espera-se que essa aproximação trará muitos frutos bons para o futuro.