Cases e Notícias

Exposição fotográfica sobre inclusão chega a Barra Funda

A fotografia tem como maior poder, chamar a atenção das pessoas para uma ideia ou um sentimento, e acaba por uni-las pelo choque que possa causar, ou pela memória boa que ela pode trazer.

Mesmo com o tempo chuvoso, as pessoas se reuniram para ver a exposição Vidas em Cenas, no Museu da Integração, na Barra Funda. A produção itinerante organizada pela pedagoga Antônia Yamashita compõe o projeto Imagem e Inclusão, ilustrado por fotografias de Kica de Castro e Arthur Calasans.

O intuito é apresentar instantes do cotidiano, da infância até a maturidade. Kica apresenta momentos que as vezes passam despercebidos mas são importantes de serem registrados, como o primeiro encontro, a primeira partida de futebol do filho etc.
Ela começou sua carreira na área da publicidade e entrou no universo da inclusão em 2002 com projetos fotográficos. Em 2007, abriu sua agência fotográfica onde elabora seus ensaios e de onde vieram as modelos para o projeto Imagem e Inclusão.

Lançou dois projetos ligados a área de inclusão, “Toda nudez será revelada” e “Aparelhos ortopédicos na mira da moda”. A mais nova modelo, Moni Nadim, natural do Irã, mora no Brasil há quase um ano e entrou no projeto Imagem e Inclusão a convite de Kica.
O clima foi descontraído como uma reunião entre amigos, incluindo a participação de Ziriguidim Telecoteco e Glóbulo Vermelho SaraCura, integrantes da Operação Conta Gotas, grupo de voluntários que pratica intervenções e ações informativas junto a grupos ligados a área de saúde e inclusão.

O espaço que recebe a exposição apresenta toda a história e luta sobre a deficiência no Brasil, em áudio com as redomas de leitura, vídeo nas projeções, texto com as colagens e paineis e tato com a sala das sensações, onde o visitante fica imerso em total escuridão tendo apenas as mãos e ouvidos como guia.
A exposição Vidas em Cenas fica em exposição até dia 30/03, a entrada é franca.
Local: Memorial da Inclusão (Barra Funda)
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, Barra Funda

Tempo que a exposição ficará em cartaz
08/02 à 30/03

Visitação: Seg. à Sex. das 10:00hs às 17:00 hs

Informações:
www.imagemeinclusao.com.br
contato@maeespecial.com.br

Texto e fotos: Wilson Monticelli