Cases e Notícias

Vila Brasilândia organiza mutirão de plantio sustentável

Oficina da Sustentabilidade organiza mutirão de plantio na Vila

Todo espaço verde, mesmo que pequeno, pode ser um gatilho para novas inciativas. O Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade (Cris) em parceria com a Oficina da Sustentabilidade, Transition Brasilândia e comunidade Sambaqui, iniciou neste domingo último (17/02/2013) , o projeto de uma agrofloresta.

O plano feito no mutirão tem como intuito preservar a história e tradição dos moradores mais antigos , oriundos de regiões rurais, como também trabalhar métodos e iniciativas de hortas em áreas urbanas.

Toda definição do projeto foi feita por meio de dinâmicas e entrevistas com os moradores locais e convidados, que se mostraram interessados e dispostos a colaborar na execução. Cada participante marcou no mural qual planta gostaria de inserir no projeto das hortas urbanas, desde temperos como cebolinha, até arbustos comestíveis, como hortelã e capuchinha.

A área destinada para a agrofloresta fica na rua Itambé do Mato Dentro, no Jardim Guarani, bairro da Vila Brasilândia. Os moradores e voluntários convidados visitaram a área a ser utilizada para o plantio e sugeriram quais serão as primeiras mudas e sementes mais adequadas para o tipo de solo e iluminação encontrada.
O projeto acontecerá todas as sextas-feiras.

Texto e Fotos: Wilson Monticelli