Isabela Menezes palestra para MDGV

granja

Isabela Menezes (Oficina da Sustentabilidade/Transition Towns) ministrou no dia 16 de julho palestra sobre o Movimento Cidades em Transição a convite do Movimento em Defesa da Granja Viana (MDGV).

A palestra foi uma oportunidade para apresentar o Movimento, sua origem com Rop Hopkins e o contexto mundial para o seu surgimento que engloba os três impasses à vida humana no planeta: pico do petróleo, aquecimento global e crise econômica.

O Transition Towns é um movimento que propõe mudanças de atitudes frente aos problemas ambientais e sociais, sendo o primeiro passo a resiliência das cidades e dos indivíduos, e a diminuição da dependência humana. Isabela salientou a importância das cidades serem o foco das ações, pensar nos recursos locais em um ciclo fechado que evite os desperdícios e a dispersão que ocorre nos ciclos abertos.

O Transition Granja Viana já realiza diversas ações em sua comunidade como a Feira de Trocas, a Ecofeira e a Hora do Planeta. Após sua palestra o MDGV comprometeu-se a conectar-se com o Movimento de forma a ajudar em sua ação transformadora, o que é muito gratificante para nós que estamos em transição!