Transitions Towns é apresentada em evento internacional

Na sexta-feira, Monica Picavea, diretora  da Oficina da Sustentabilidade apresentou o case de Sustentabilidade para comunidades de Baixa Renda, abordando como a Transição pode e precisa ter como base a justiça social.

A apresentação fez parte do Strategy Summit 2011, que reuniu inúmeros palestrantes nacionais e internacionais, e envolveu empresas de todos os segmentos. Financiado pelo BNDES e Editoras Campus e Elsevier, o Summit 2011, foi promovido pela Symnetics e Infinity – Conferences and Exhibitions, e teve como principal Speaker, Satish Kumar – fundador da Schumacher College, a mais antiga escola de sustentabilidade do mundo. www.schumachercollege.org.uk

Talking about Oficina

È impossível criar uma sociedade de transição, sustentável e resiliente sem que todos façam parte dela. E o melhor, é que as comunidades estão prontas, e tem enorme potencial inclusive para ensinar sobre senso comum a todos os grupos em transição.

O Transition Brasilandia, é um exemplo inédito de como uma comunidade realiza a transição para a sustentabilidade, desenvolvendo projetos inovadores, e cheios de significado.

“Acredito realmente que o mundo esta mudando porque falar para tantos empresários sobre questões tão importantes como a transição em uma comunidade de baixa renda, e mostrar que todos temos responsabilidade pelas desigualdades sociais, é mesmo algo que não imaginaria há uns anos atrás”, afirma Monica.

O Strategy Execution Summit teve ainda como palestrantes:

Anderson Penha, Daniel Egger, Marcelo Fernandes, Ricardo Viana Vargas, Jarbas Guimarães, Edson Erial da Symnetics

Jorge Leonardo Duarte da Central Exportaminas

Alvaro Hargain – Gerente Comercial da Pronto! Uruguai  com o Case Ganhador do Balaced Scorecard Hall of Fame 2010 na América Latina

Desembargadora Maria Inês Cunha Dornelles do 4º Tribunal Regional do Trabalho, Nelson Simões – Diretor Geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Rodrigo Nascimento Corumba – Diretor Administrativo e de Tecnologia – Banese – Banco de Sergipe com o case : Melhores práticas em Execução Premium no setor público.

André Cervino Balbi – CEO da Rexam Beverage Cans Americas – Executando a estratégia: a experiência de sucesso da Rexam.

André Skaf – presidente da AJPS e Fundador do Grupo Novos Líderes, Paulo Ricardo Valle – sócio da Dekor Revestimentos, acionista da Perfipar, Pedro Fiuza – Servtec Energia com o case: O novo pensamento Empresarial Brasileiro.

Sivio Guerra – diretor de RI da Localiza e Paulo Borsatto diretor Financeiro e de RI das lojas Marisa com Desafios da Governança Corporativa

Alexandre Bamberg  – CEO do Thyrssenkrupp Bilstein do Brasil e Fabio Rodrigues presidente da Amonex do Brasil com o case : Gestão para a Mudança: desafios para a liderança.

Luiz Augusto Barcelos – Superintendente da CEMIG e Prof Dr João Ricardo Moderno – presidente da academia Brasileira de Filosofia – O futuro do Triple Bottom Line.

Tarcísio Albuquerque Queiroz – Superintendente de Planejamento e gestão da estratégia – CEMIG , Deusa Carvalho Ramos – Gestão estratégica do SENAI – Departamento Nacional ; Christopher Davies Junior – Supervisor Executivo da área de gestão do BSC – Volkswagen do Brasil; Simone Soares – Coordenadora do Sistema de Gestão Integrado do Depto de Pelotização da Vale; Paulo Cesar Araújo Barcellos, gerente de Planejamento corporativo do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Dr. Luiz Ary Messina – Coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina – RUTE – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa RNP;  com o case a Democratizaçao da medicina pela tecnologia.

Alvaro Augusto Malaguti – Gerente de projetos em Cultura, Artes e Humanidades – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP – com o case A Democratização da cultura pela tecnologia.

Monica Picavea, diretora da Oficina da sustentabilidade e superintendente do CRIS – com o case Transition Towns Brasil – a formação de comunidades sustentáveis.

Jackson Junior – Fundador da SBrasil – com o case: Fair Brasil Initiative com pequenas comunidades sustentáveis produtoras de café.

Guti Fraga –ator e diretor do Grupo Nós do Morro – com o case: Inclusão social pela arte: a experiência do Nós do Morro

Marcelo Cardoso – Vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Natura – Sustentabilidade, estratégia e inclusão de stakeholders: a experiência da Natura.

Satish Kumar – Fundador da Schumacher College – Inglaterra – Global Economic  Advisor com a Sessão Especial : Caminhos Estratégicos para o Brasil: como crescer de forma sustentável em um mundo complexo.