A Oficina da Sustentabilidade é reconhecida internacionalmente por seus impactos positivos do ultimo ano

Hoje, a Oficina da Sustentabilidade conquistou um lugar na lista  “B Corp Best for the World’ (Melhor Empresa B para o Mundo), por ter melhorado seus impactos socioambientais durante o ano de 2019.

A Oficina da Sustentabilidade  foi destaque na categoria “Best for OVERALL e na categoria Comunidade” que são 10% de empresas que melhoraram em algum campo de Avaliação de Impacto B: Funcionários, Comunidade, Clientes, Meio Ambiente e Governança.

Screen Shot 2019-09-04 at 22.20.37 Screen Shot 2019-09-04 at 22.20.19

Link para a Lista: https://bcorporation.net/2019-best-for-the-world

“Para nós é sempre uma enorme alegria ser reconhecido como uma das melhores empresas para o mundo. Nosso objetivo maior é apoiar as empresas a criarem relações significativas e construtivas com seus stakeholders, de forma inovadora e verdadeira”, afirma Monica Picavêa proprietária da Oficina da Sustentabilidade.

O reconhecimento Best For The World é concedido pelo B Lab, a organização global sem fins lucrativos que certifica e apoia Empresas B Certificadas que, por sua vez, são empresas com fins lucrativos dedicadas a usar o poder dos negócios para gerar um impacto positivo. Hoje em dia, existem 3.000 Empresas B Certificadas distribuídas em 64 países e 150 indústrias, todas unidas por um objetivo comum: redefinir o conceito de sucesso nos negócios.

As Empresas B atendem aos mais altos e verificados padrões de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade jurídica para conciliar lucro e propósito. A Certificação de Empresa B não só avalia um produto ou serviço, como também analisa o impacto positivo geral da empresa por trás dele, como a Oficina da Sustentabilidade. Por meio da Avaliação de Impacto B, o B Lab avalia qual é o impacto das operações e do modelo de negócios de uma empresa sobre seus funcionários, sua comunidade, seus clientes e sobre o meio-ambiente. Para obter uma Certificação de Empresa B, a empresa deve alcançar o mínimo de 80 pontos na avaliação.

“Estamos muito orgulhosos pelas empresas homenageadas do Best For The World deste ano,” afirmou Anthea Kelsick, Diretora de Marketing do B Lab. “Estas empresas inspiradoras representam os tipos de modelos e estratégias de negócios orientados a gerar um impacto positivo que estão desenvolvendo uma nova economia, que é inclusiva, regenerativa e que agrega valor a todas as partes interessadas, não somente aos acionistas. Nesse sentido, Empresas B como a Oficina da Sustentabilidade estão redefinindo o capitalismo e mostrando que ele pode funcionar para todo mundo.”

“Best For The World não é um reconhecimento de empresas perfeitas nem se trata de um ranking, mas pretende ser um incentivo claro para continuar melhorando os impactos gerados pelas empresas e assim construir uma nova economia, mais transparente e humana”, disse Juan Pablo Larenas. , co-fundador e diretor executivo do Sistema B Internacional, uma organização aliada do B Lab que promove empresas de triplo impacto e Empresas B na América Latina. 

 “Best For the World dá voz àquelas empresas que escolheram fazer mais, melhor, mas sobretudo diferente. Escolheram um caminho progressivo e ser melhor a cada dia para mundo”. disse Marcel Fukayama, co-fundador e diretor executivo do Sistema B Brasil

1.000 Empresas B provenientes de 44 países diferentes foram reconhecidas e incluídas nas listas Best For The World de 2019, entre elas a Patagonia, Beautycounter, Dr. Bronner’s, TOMS, Seventh Generation, e Greyston Bakery. As empresas homenageadas do Best For The World de 2019 foram determinadas com base nas Avaliações de Impacto B verificadas das Empresas B Certificadas. As listas completas estão disponíveis em: https://bcorporation.net/.

Hoje existem mais de2,933 Corporações com Certificação B em mais de150 setores e 64 países, unidas por um objetivo comum: redefinir o sucesso nos negócios. Qualquer empresa pode medir e gerenciar o seu desempenho social e ambiental com a ferramenta gratuita e on-line “Avaliação de Impacto B” em: http://bimpactassessment.net.

OVERALL e COMUNIDADE

Esta categoria  “Geral” avalia o desempenho ambiental de uma empresa, seu relacionamento com seus funcionários, sua diversidade, sua participação na comunidade local, o impacto dos produtos ou serviços da empresa em seus clientes.

A categoria Comunidade, da Avaliação de impacto B, avalia as relações da empresa com seus fornecedores, sua diversidade, e envolvimento na comunidade local. Também mede as práticas e políticas da empresa em relaçãoa serviços comunitários e doações filantrópicas, inclusive se o produto ou serviço de um empresa foi elaborado para a resolução de um problema social, como, por exemplo, acesso a serviços básicos como saúde, educação,  oportunidades econômicas e cultura.

A Oficina da Sustentabilidade entrou nesta lista por ter algumas práticas como o Programa Agentes de Mudança, que envolve lideranças locais, empresas e governo em ações voluntárias pra a melhoria dos territórios em que habitam. “Pensar em um programa que faça sentido para todos os stakeholders e focado nas relações definitivamente traz fortalecimento de laços e melhora territórios e operações, nas áreas em que atuamos”, diz Elin Lutke, diretora do Cirkus Unik, cliente da Oficina de Sustentabilidade.

Hoje existem mais de2,933 Corporações com Certificação B em mais de150 setores e 64 países, unidas por um objetivo comum: redefinir o sucesso nos negócios. Qualquer empresa pode medir e gerenciar o seu desempenho social e ambiental com a ferramenta gratuita e on-line “Avaliação de Impacto B” em:http://bimpactassessment.net.