Oficina da Sustentabilidade cria com Gaia Education e Unesco, metodologia de estruturação do Relatório Voluntário Local de ODS.

Oficina da Sustentabilidade cria com Gaia Education e Unesco, uma metodologia de estruturação do Relatório Voluntário Local de ODS, e Santana de Parnaíba é a primeira cidade do Brasil à fazer o RVL e integrar a plataforma de VLR LAB do Instituto:  Global Environmental Strategies, baseado no Japão.

Por Monica Picavêa

Este ano o Relatório da Voluntário Local da Cidade de Santana de Parnaíba, foi apresentado como uma iniciativa pioneira na América Latina, e foi case na apresentação do Institute for Global Environmental Strategies, baseado no Japão durante o High Level Political Forum, a reunião do fórum político de alto nível sobre desenvolvimento sustentável em 2019, convocada pelo Conselho Econômico e Social, vem acontecendo de terça-feira, 9 de julho, a quinta-feira, 18 de julho de 2019; incluindo a reunião ministerial de três dias do fórum, de terça-feira, 16 de julho a quinta-feira, 18 de julho de 2019.

O tema do fórum é “Capacitar as pessoas e garantir a inclusão e a igualdade”. O conjunto de metas a serem analisadas em profundidade é:

Objetivo 4. Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Meta 8. Promover um crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Meta 10. Reduzir a desigualdade dentro e entre os países

Meta 13. Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Meta 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Quando falamos sobre estes temas, observamos que cada vez mais as cidades têm um papel primordial neste processo e traduzir em indicadores territoriais de desenvolvimento é muito importante quando falamos sobre como mensurar os avanços.

Santana sai na frente, baseada em uma metodologia estruturada pelo Gaia Education, Unesco, em parceria com a Oficina da Sustentabilidadeno Brasil, o método One City at a Time, é baseado em 5 etapas, e conta com engajamento e cocriação dos próprios municípios para atingir os indicadores mais adequados e que fazem sentido para cada local.

Em Santana de Parnaíba, a parceria publico privada entre o município e a Artesano Urbanismo, permitiu que a metodologia fosse a plicada e que a cidade se tornasse a primeira a entregar um RVL no país.

A cidade não se ateve somente a iniciar sua mensuração de resultados nas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ela criou uma Comissão com colaboradores de cada secretaria de governo, e atores da sociedade civil para atuar como um órgão consultivo, no planejamento das políticas públicas rumo às metas de 2030.

O pioneirismo da cidade, conquistou o IGES, Institute for Global Environmental Strategies, localizado na cidade de Hayama no Japão, e que vem fazendo uma plataforma pioneira de compartilhamento de experiências relacionadas aos Relatórios Voluntários Locais de cidades, e à localização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Sua VLAB, como foi denominada a plataforma, já tem 8 Cidades, e seus relatórios, e realizou uma sessão no High Level Political Fórum, falando sobre a localização dos Objetivos, metodologias utilizadas, lições aprendidas e principais dificuldades, bem como a presença dos órgãos responsáveis pelos processos nas Nações Unidas que vem buscando parâmetros e indicadores que possam dar suporte às cidades nesta avaliação.

Mais Informações: Monica Picavêa

Fone: 94144-2427

monica@oficinadasustentabilidade.com.br

https://www.iges.or.jp/en/sdgs/vlr/index.html
Entrega Oficial dos RVL de Brilsto UK e Santana de Parnaíba, para o IGES, durante o HLPF em Nova York.                                           Entrega Oficial dos RVL de Bristol (UK) e Santana de Parnaíba (Brasil), para o IGES, durante o HLPF em Nova York.

Monica Picavea e

Reunião Oficial das cidades que fizeram a entrega do relatório no HLPF, com Instituto of Global Environmental Strategies                                       Reunião Oficial das cidades que fizeram a entrega do relatório no HLPF, com Instituto of Global Environmental Strategies