“Transformou a paixão por projetos sociais em um negócio que rendeu mais de 2 milhões de reais em 2016”

Planejamento Vila de Pescadores São Luis

Transformou a paixão por projetos sociais em um negócio que rendeu mais de 2 milhões de reais em 2016

Fb-Button

A jornalista Monica Picavêa sempre foi apaixonada por projetos sociais e fazia esse tipo de trabalho voluntário desde os 15 anos. “Eu acredito que a melhor maneira de fazer algo pelo mundo, é encontrar alguma coisa que você ame fazer, e a colocar à disposição das pessoas”. Profissionalmente ela atuou em emissoras de TV  e acabou se envolvendo na área de marketing, depois de fazer uma pós graduação na área. O mestrado em Negócios ela fez na Baldwinn Wallace em Ohio nos Estados Unidos.

Projeto Revitalização de áreas públicas em São Paulo
Projeto Revitalização de áreas públicas em São Paulo

Como gerente de marketing da AlphaVille Urbanismo S.A,  a Monica estruturou um projeto para que a empresa tivesse sua própria fundação e trabalhasse para melhorar a qualidade de vida das pessoas que viviam no entorno dos empreendimentos deles.“A Fundação é até hoje um grande sucesso e criou grande retorno para a marca da empresa que é a maior no seu setor”. E ela me disse que  por 10 anos que cultivou o sonho de fazer o mesmo em outras empresas, ou seja, criar uma forma  da empresa compartilhar aquilo que faz melhor com o mundo, e com as comunidades que mais precisam. Para que você leitor entenda melhor, as empresas contratam  a empresa da Monica para que desenvolvam projetos ligados a sustentabilidade da companhia e conectados com seus públicos de interesse, com o objetivo de ter um impacto positivo na comunidade em que atuam.

Prêmio The Best for The World na Califórnia
Prêmio The Best for The World na Califórnia

Foi quando já estava trabalhando em outra Fundação que a Monica decidiu que tinha que seguir o seu sonho. Pediu demissão e junto com a mãe, Maria das Graças Picavêa abriu a Oficina da Sustentabilidade. “Juntei TODA a minha coragem, e resolvi pedir demissão e me dedicar ao meu projeto. O começo é uma doideira, porque tinha saído de uma posição onde só precisava gerenciar e criar, para uma posição onde precisava fazer tudo. Desde banco até atender todos os telefonemas ( não que fossem muitos neste começo)”.

Ela tinha guardado algum dinheiro, caso não conseguisse nenhum cliente por um tempo, mas ela estava convicta de que o projeto era interessante. E foi com essa certeza que começou a ligar para seus contatos. Na primeira semana conseguiu o primeiro cliente. “Foi incrível. Parecia que eu estava recebendo um sinal de que tinha escolhido o melhor caminho.Fechei um projeto grande com essa empresa e apoiei a implantação de todo seu projeto de sustentabilidade. Foi muito legal”. A Monica investiu cerca de R$ 10 mil na abertura da empresas e de agosto de 2015 a julho de 2016, faturou R$ 2,9 milhões.

Projeto de Suporte à Agricultura Familiar
Projeto de Suporte à Agricultura Familiar

Desde que Partiu Plano B a Monica viu sua vida mudar muito e para melhor. Apesar das dificuldades para os empreendedores no Brasil,  ela me disse que está conseguindo crescer e desenvolver novos projetos. Além disso, começou a empreender também como produtora de orgânicos e, assim como faz com as empresas, organizou os vizinhos produtores para que vendessem direto para o consumidor “Há 2 meses lançamos o site (www.mdcomidadeverdade.com), e já temos mais 40 cestas vendidas mensalmente.

Prêmio Eco Estadão - Melhor Modelo e Negócio
Prêmio Eco Estadão – Melhor Modelo e Negócio

Ah!!! E tem mais. A Oficina da Sustentabilidade acaba de ser premiada no 34º Prêmio ECO como melhor empresa do Sistema B, reconhecida por seu modelo de transformação de negócios através da sustentabilidade .Mais de 1.800 no mundo possuem a certificação B, sendo 62 brasileiras.

As dicas da Monica

-Em primeiro lugar planejem-se. Guardem algum recurso para manter sua renda por algum tempo até que o negócio tenha giro e possa se sustentar. Abrir um negócio investindo 100% das suas economias, é muito arriscado, e tem grande possibilidade de dar errado.

-Faça algo que você ama. Escolha algo que você ama fazer, porque o início de qualquer negócio é complexo, mas quando você faz aquilo que ama, tudo fica mais fácil.

-Tenha Fé e aja. Acho que estas duas coisas são extremamente importantes. Primeiro acreditar profunda e completamente que vai dar certo, e agir em prol disso. Eu sou a prova viva de que quando você sabe o que quer, e entra na sua própria egrégora, tudo conspira a seu favor. Isto não é só um pensamento, é baseado em uma lei da física… Lei da Ação e Reação.

Não adianta esperar um sinal, porque na verdade acredito que o Universo é que está esperando o nosso sinal para encher a nossa vida de abundância.

www.oficinadasustentabilidade.com.br